BR123
Reserva Biológica de Pedra Talhada


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 5,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Reserva Biológica de Pedra Talhada está inserida em um dos maiores blocos remanescentes de floresta de altitude do Nordeste brasileiro. Localizada na fronteira entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, ao norte da cidade de Quebrangulo, a área situa-se sobre um maciço montanhoso granítico conhecido como Serra das Guaribas. Devido à altitude, o clima no topo da serra é consideravelmente mais ameno e úmido do que nas áreas mais baixas à sua volta, onde predomina a caatinga. A floresta que recobre a serra apresenta composição mista, sendo formada por elementos da Mata Atlântica úmida e da floresta estacional semidecidual. A área estende-se um pouco além dos limites da reserva biológica, cobrindo as porções desprotegidas do conjunto florestal da Serra das Guaribas (principalmente no município de Lagoa do Ouro) e também os fragmentos florestais situados próximo à unidade de conservação, como a Fazenda Riachão do Cravo e o Engenho Riachão.

Key biodiversity
Pedra Talhada abriga quase todas as espécies que definem a área de endemismo da Mata Atlântica nordestina (EBA071), faltando apenas os elementos de distribuição mais costeira ou exclusivos das matas de baixada, como Crax mitu (mutum-de-alagoas), Philydor novaesi (limpa-folha-do-nordeste) e Myrmotherula snowi (choquinha-de-alagoas).


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Reserva Biológica de Pedra Talhada. Downloaded from http://www.birdlife.org on 15/09/2019.