BR162
Reserva Biológica de Duas Bocas


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 4,100 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área de florestas úmidas situa-se próximo à cidade de Cariacica e a cerca de 20 km a oeste de Vitória. Seus limites abrangem a reserva biológica e os remanescentes florestais situados nas propriedades particulares vizinhas. A vegetação dominante é a floresta atlântica de encosta, com grande diversidade de epífitas e palmeiras. Parte da mata em Duas Bocas é secundária, tendo aproximadamente 50 anos de regeneração. A temperatura média na região é de 20,3°C e a precipitação gira em torno de 1.264 mm anu ais, havendo uma estação chuvosa no verão e outra subseca no inverno.

Key biodiversity
Praticamente não há informações publicadas sobre a avifauna da reserva. Observações realizadas na área, entretanto, têm revelado ou confirmado a presença de várias espécies ameaçadas e quase ameaçadas, incluindo Carpornis melanocephala (sabiá-pimenta), cujos registros recentes no Espírito Santo parecem restringir-se àqueles para Duas Bocas e reservas de Sooretama e Linhares (ES01). A faixa de altitude intermediária em que se situa a reserva favorece a coexistência de espécies típicas das baixadas, como Ramphodon naevius (beija-flor-rajado), Thamnophilus ambiguus (choca-de-sooretama) e C. melanocephala, com outras de distribuição mais montana, como Triclaria malachitacea (sabiá-cica), Lipaugus lanioides (tropeiro-da-serra) e Tangara cyanoventris (saíra-douradinha).


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Reserva Biológica de Duas Bocas. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/03/2019.