BR135
Reserva Biológica da Mata Escura


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 51,046 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A recém-criada Reserva Biológica da Mata Escura está situada em uma zona de contato entre os biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrangendo uma extensa área de hábitats naturais ainda bem preservados na margem esquerda do médio rio Jequitinhonha, ao norte da cidade de Jequitinhonha.

Key biodiversity
A R. B. da Mata Escura provavelmente é uma das áreas mais bem preservadas que ainda mantêm gradientes naturais entre a floresta atlântica, o cerrado e a caatinga. Não há informações publicadas sobre as aves da região, mas a combinação de três biomas tão distintos ocorrendo a distâncias de apenas 100 m um do outro potencialmente favorece a existência de uma avifauna variada e de composição única. A Mata Escura é uma das três áreas de ocorrência conhecida de Synallaxis cinerea (joão-baiano) em Minas Gerais. Em adição, um Phylloscartes recentemente encontrado na reserva é, com toda a probabilidade, P. beckeri (borboletinha- baiano), espécie ameaçada descrita somente em 1995 e conhecida de apenas outras cinco áreas na Bahia.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Reserva Biológica da Mata Escura. Downloaded from http://www.birdlife.org on 12/11/2019.