BR006
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2009)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 3,882,120 ha

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2008 low not assessed not assessed
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma das maiores unidades de conservação de proteção integral do Brasil. O parque situase na divisa com a Guiana Francesa e com um pequeno trecho do Pará, na porção leste do Estado do Amapá, em uma região que compreende os planaltos residuais do norte amazônico. O clima da região é classificado como tropical quente úmido, com temperatura média de 25ºC e chuvas que atingem 2.000–3.250 mm anuais Dentre os rios que banham a região destacase o Oiapoque, que serve de limite entre os países e tem algumas de suas cabeceiras no interior do parque. As cabeceiras de alguns dos formadores do Jari, como os rios Cuc e Curapi, também se situam dentro da unidade de conservação. A vegetação predominante é a floresta ombrófila densa submontana, em sua maior parte apresentando dossel alto e uniforme.

Key biodiversity
A avifauna do parque ainda é pouco conhecida. Esforços de pesquisa recentes resultaram em uma lista com cerca de 300 espécies, algumas constituindo registros ainda inéditos para o Estado do Amapá. Harpia harpyja (gavião-real) é a única sujeita a algum grau de ameaça. Provavelmente existe uma população considerável dessa ave de rapina de grande porte nas extensas florestas da região. O conjunto de espécies endêmicas do norte amazônico que habita o parque possui elementos singulares. Threnetes niger (balança-rabo-escuro), Contopus albogularis (piuí-queixado) e Sakesphorus melanothorax (choca-de-cauda-pintada), por exemplo, não possuem ocorrência conhecida em outras IBAs do Brasil e têm no extremo norte do país o limite meridional de suas distribuições. Também endêmicos, Synallaxis macconnelli (joão-escuro) e Cyanocorax cayanus (gralha-da-guiana) contam com poucos registros recentes em território nacional. Há a possibilidade de que outros táxons típicos do Escudo Guianense ainda não encontrados na Serra do Tumucumaque estejam presentes na área. Esse é o caso de Herpsilochmus stictocephalus (chorozinho-de-cabeça-pintada) e H. sticturus (chorozinho-de-cauda-pintada), registrados na região da Serra do Navio, a sudeste do parque.


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Downloaded from http://www.birdlife.org on 30/11/2022.