BR115
Parque Nacional do Pau Brasil / Trancoso


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 20,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área, em parte conhecida como Bralanda, situa-se imediatamente a sudoeste de Porto Seguro, no litoral sul baiano, e inclui o Parque Nacional do Pau Brasil e os remanescentes florestais adjacentes que se estendem até Trancoso, totalizando mais de 22.000 ha de florestas relativamente contínuas. A região possui relevo predominantemente plano, recortado por boqueirões de média profundidade. Junto à costa há restingas, mas mais para o interior a vegetação característica é a floresta ombrófila densa (matas de tabuleiro). No interior do P. N. do Pau Brasil ocorrem mais de 200 espécies de árvores, muitas delas endêmicas ou ameaçadas de extinção. São encontrados na área exemplares de braúna (Melanoxylon brauna), paraju (Manilkara longifolia), maçaranduba (M. brasiliensis), bicuíba (Virola bicuhyba), juerana (Parkia pendula) e arapati (Arapatiella psilophylla), além de uma população significativa de pau-brasil (Caesalpinia echinata).

Key biodiversity
Não há um levantamento abrangente das aves que habitam o P. N. do Pau Brasil e os remanescentes florestais associados. No entanto, presume-se que ocorram ali a maioria das espécies endêmicas e ameaçadas encontradas em outras áreas protegidas do sul da Bahia, como Cotinga maculata (crejoá) e Myrmotherula urosticta (choquinha-de-rabo-cintado). Há relatos recentes da presença de Crax blumenbachii (mutum-de-bico-vermelho) no parque nacional. Herpsilochmus pileatus (chorozinho-de-boné), endêmico da Bahia e registrado até agora em apenas três IBAs, ocorre nas restingas dos arredores de Trancoso. A possibilidade de ligação do P. N. do Pau Brasil com os parques nacionais de Monte Pascoal e do Descobrimento, ao sul, conferem importância crítica a essas áreas, como potenciais zonas-núcleo de um extenso corredor florestal capaz de suportar populações viáveis das espécies endêmicas das matas de tabuleiros costeiros entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro (subcentro de endemismo Rio Doce).


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional do Pau Brasil / Trancoso. Downloaded from http://www.birdlife.org on 12/11/2019.