BR118
Parque Nacional do Descobrimento


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2006)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 27,500 ha

SAVE Brasil

Site description
Juntamente com os parques nacionais de Monte Pascoal (BA28) e do Pau Brasil (BA27), essa área protegida forma um dos maiores conjuntos de remanescentes florestais na Região Nordeste, integrando o Corredor Central da Mata Atlântica1. O parque situa-se a poucos quilômetros ao sul do P. N. de Monte Pascoal, com o qual apresenta certa conexão através das matas desprotegidas sobre os contrafortes orientais da Serra de Itama raju (BA29). A vegetação predominante é a floresta ombrófila densa, havendo também trechos de restinga arbustiva. As florestas da área apresentam dossel com 25 a 30 m de altura e sofreram corte seletivo antes da criação do parque nacional, em 1999. As famílias botânicas mais bem representadas nessas florestas são Myrtaceae, Marantaceae, Cyperaceae e Arecaceae. O parque abriga numerosas espécies de plantas ameaçadas de extinção, como o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra) e a braúna (Melanoxylon brauna), e é uma das últimas reservas de arruda (Swartzia euxilophora). O clima local é tropical úmido, com índices pluviométricos entre 1.100 e 2.000 mm anuais.

Key biodiversity
O P. N. do Descobrimento ainda é muito pouco conhecido do ponto de vista ornitológico, mas presumivelmente abriga várias espécies ameaçadas da Mata Atlântica, em especial as associadas às matas de tabuleiro do leste do Brasil. A área representa um dos últimos redutos de Crax blumenbachiI (mutum-de-bicovermelho), havendo registros recentes e regulares de grupos com 3 a 5 indivíduos. O parque também é uma das áreas com maior riqueza de psitacídeos no sul da Bahia.


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional do Descobrimento. Downloaded from http://www.birdlife.org on 26/09/2022.