BR072
Parque Nacional do Catimbau


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 62,555 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Nacional do Catimbau, criado em 2002, situa-se na porção central de Pernambuco, em uma região conhecida como Chapada de São José. A área é representativa das chapadas sedimentares do sertão pernambucano, compreendendo morros, vales e tabuleiros, sobre os quais ocorrem quatro tipos principais de vegetação: caatinga arbustivo-arbórea, campos rupestres (entre 900 e 1.000 m), vegetação arbustiva perenifólia (“refúgi- os” vegetacionais com elementos da caatinga, floresta estacional, campo rupestre e cerrado) e vegetação florestal perenifólia (no sopé de algumas serras). O clima regional é tropical semi-árido, com temperatura média anual de 23ºC e precipitação variando de 300 a 500 mm anuais. Em Buíque, no entanto, que está a cerca de 800 m de altitude, a precipitação anual média eleva-se a 1.096mm. O Parque Nacional do Catimbau resguarda cerca de 25 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica, datados de pelo menos 6.000 anos atrás. Além das inscrições rupestres, existem também paredões de arenito e formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento.

Key biodiversity
Um levantamento preliminar da avifauna do parque, ainda não publicado, apontou a ocorrência de 150 espécies de aves na área. A maior parte são aves típicas da Caatinga, incluindo um conjunto significativo de espécies endêmicas desse bioma, com destaque para o tiranídeo Stigmatura bahiae, de ocorrência conhecida em apenas três IBAs.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional do Catimbau. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/07/2019.