BR164
Parque Nacional do Caparaó


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 31,853 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Serra do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, representa a extensão mais setentrional do Complexo da Mantiqueira. É o maciço montanhoso onde se registram as maiores elevações do leste brasileiro. Grande parte da serra está inserida no Parque Nacional do Caparaó, com quase 32.000 ha, dos quais cerca de um quinto situa-se em território mineiro e o restante em território capixaba. O parque inclui o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.890 m. O clima local é classificado como tropical de altitude, com média anual de temperatura entre 19 e 22°C. Predomina na região a floresta ombrófila densa montana e altimontana. A partir de 2.000 m de altitude, acima do limite de ocorrência das florestas, surgem campos de altitude, que no Caparaó compreendem ambientes brejosos, brenhas do bambu Chusquea pinnifolia, áreas de vegetação rupestre sobre afloramentos rochosos ("páramos brasileiros") e formações herbáceo-arbustivas, com predomínio de melastomatáceas, ciperáceas e ericáceas.

Key biodiversity
A área abriga uma avifauna ainda pouco conhecida, mas possui extensas porções de florestas montanas e campos de altitude bem preservados. O Caparaó é o limite norte de distribuição de várias espécies endêmicas da Mata Atlântica e setentrionalmente montícolas, como Macropsalis forcipata (bacurau-tesoura-gigante), Oreophylax moreirae (garrinchachorona), Mackenziena leachii (borralhara- assobiadora), Drymophila genei (choquinha- da-serra), Phylloscartes difficilis (estalinho), Saltator maxillosus (bico-grosso) e Poospiza thoracica (peito-pinhão). Pelo menos 49 espécies de aves habitam os campos de altitude da serra, algumente mas com distribuição global restrita, como O. moreirae, D. genei e Tangara desmaresti (saíra-lagarta). A avifauna florestal, por outro lado, foi relativamente pouco amostrada, podendo incluir mais espécies ameaçadas do que as registradas até agora.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional do Caparaó. Downloaded from http://www.birdlife.org on 25/06/2019.