BR037
Parque Nacional da Serra das Confusões


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 502,411 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Nacional da Serra das Confusões está situado em uma chapada arenítica recortada por vales e cânions escavados por cursos d’água, hoje temporários. Predomina na região a caatinga arbóreo-arbustiva, cujo dossel tem em torno de 6 m de altura. A vegetação se torna mais arbórea em locais com maior acúmulo de umidade, como o sopé de encostas e as depressões do terreno. Nos vales, especialmente os mais estreitos, há encraves de um tipo de floresta semidecídua ("mata seca") similar à encontrada em outras localidades no sul do Piauí e do Maranhão. Esses encraves apresentam árvores com mais de 20 m de altura e sub-bosque aberto. Nos afloramentos rochosos ocorrem formações arbustivas densas, com muitos cactos e bromélias terrestres. A região possui baixa densidade demográfica, mas áreas próximas a fontes de água permanentes historicamente têm atraído novos habitantes.

Key biodiversity
A extensão do parque o torna uma das poucas áreas protegidas da Caatinga com o potencial de sustentar populações viáveis da maior parte de sua biota original, especialmente se puder ser mantido algum tipo de conexão com o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI01), situado a cerca de 40 km a leste. Em duas expedições realizadas em 2000 e 2002, foram registradas 222 espécies de aves no parque, incluindo a forma da Caatinga do arapaçu-do-nordeste (Xiphocolaptes falcirostris), presente em somente outras duas IBAs. A área também é fonte de rumores, não substanciados, sobre a presença recente de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixi), espécie tida como extinta na natureza. O parque abriga das espécies endêmicas da Caatinga, a maioria compartilhada com o vizinho P. N. da Serra da Capivara.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional da Serra das Confusões. Downloaded from http://www.birdlife.org on 27/06/2019.