BR035
Parque Nacional da Serra da Capivara


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 100,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Nacional da Serra da Capivara,mais conhecido por seus importantes sítios arqueológicos, está localizado no centro-sul do Piauí, a 80 km de Teresina. O parque cobre parte de uma ampla chapada arenítica (Serra da Gurguéia) dissecada por alguns vales e cânions estreitos,localmente denominados baixões, boqueirões ou grotões. Nas bordas da chapada destacam-se escarpas abruptas do tipo cuesta e rochas erodidas. O clima é semi-árido, com temperatura média anual de 8°C e precipitação variando entre 50 mm e. 60 mm ao ano. Não há cursos d’água perenes no parque, somente alguns poços e nascentes. A vegetação pode ser classificada em cinco tipos básicos: caatinga arbóreo-arbustiva, caatinga arbórea, angical (formações abertas de angico, Anadenanthera macrocarpa), caatinga secundária e floresta semidecídua (restrita aos boqueirões e grotões mais úmidos).

Key biodiversity
O P. N. da Serra da Capivara é uma das maiores e mais importantes unidades de conservacão da Caatinga. As 179 espécies listadas para o parque incluem a maioria das aves endêmicas desse bioma encontradas no Piauí. Há relatos fidedignos das décadas de 1970 e 1990 sobre a presença de uma arara-azul pequena na região, que poderia ser Cyanopsitta spixii (ararinha-azul), hoje considerada provavelmente extinta na natureza. Os registros de um Synallaxis do grupo ruficapilla para o parque têm sido relacionados a S. infuscata (tatac), espécie Em Perigo, mas essa população requer estudos adicionais e tem seu status taxonômico ainda indefinido. Merece destaque, também, a presença do morfo ‘maranhaoensis’ de Phaethornis nattereri (besourão-de-sobre-amarelo), que na região foi observado lado a lado com a forma típica dessa espécie.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional da Serra da Capivara. Downloaded from http://www.birdlife.org on 16/07/2019.