BR082
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Adjacências


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 66,042 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado a cerca de 40 km de Cuiabá, foi criado em 1989 e faz parte da Reserva da Biosfera do Pantanal. A Chapada em si é formada por rochas paleozóicas da Bacia do Paraná, enquanto as porções mais baixas são constituídas por formações rochosas mais antigas, de idade pré-cambriana A região apresenta grande beleza cênica, contando com cânions e cavernas, algumas com inscrições rupestres. A variação altitudinal garante diferentes tipos climáticos, que vão desde o tropical com estação seca de inverno (na Depressão Cuiabana) até o mesotérmico úmido (no topo das chapadas). A média pluviométrica anual varia de 1.800 a 2000 mm, enquanto a temperatura média fica entre 21,5º e 25ºC Durante as friagens mais intensas, porém, a temperatura pode cair até próximo de zero grau nas porções mais altas São encontradas na região diferentes fitofisionomias de Cerrado, assim como formações rupestres nas áreas mais elevadas e florestas deciduais, semideciduais e de galeria Além da unidade de conservação, onde predominam formações abertas do tipo savana arborizada, a IBA inclui os cerrados preservados a leste, bem como as matas preservadas ao sul da cidade de Chapada dos Guimarães, abrangendo assim não só uma proporção maior dos remanescentes importantes para as aves ameaçadas de extinção, mas também uma parte da zona de amortecimento do parque nacional.

Key biodiversity
A avifauna da região é típica do Cerrado. No parque existem boas populações de Rhea americana (ema) e grandes falconiformes foram observados ali recentemente, com destaque para o ameaçado Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta) e para Harpia harpyja (gavião-real), essa última talvez de ocorrência apenas ocasional. Ictinia mississippiensisi (sauveiro-do-norte), ave de rapina migratória com poucos registros no Brasil e observada principalmente nas planícies pantaneiras, foi registrada no parque. Rara na região, os poucos registros de Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande) para a área são atribuídos a prováveis indivíduos vagantes. Ao longo da estrada que conduz à Fazenda Água Fria, a nordeste do parque, foram observados indivíduos de Euscarthmus rufomarginatus (maria-corruíra).


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Adjacências. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/04/2021.