BR203
Parque Estadual do Rio Guarani


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 2,235 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Estadual do Rio Guarani, criado como medida compensatória pela construção de uma usina hidrelétrica no rio Iguaçu, situa-se entre a cidade de Três Barras do Paraná e o rio Guarani, a cerca de 70 km a leste do Parque Nacional do Iguaçu (PR09). Compreende um remanescente de floresta primária alterada com aproximadamente 2.200 ha, à margem direita do rio Guarani. A floresta estacional semidecidual é a formação vegetal característica, embora a área esteja inserida no domínio da floresta ombrófila mista (mata com araucária). O parque é circundado por propriedades rurais, sendo que na margem oposta do rio Guarani existem numerosos remanescentes de mata nativa em meio a áreas de reflorestamento com essências florestais exóticas.

Key biodiversity
A área abriga uma população significativa de Biatas nigropectus (papo-branco), espécie rara ao longo de sua distribuição geográfica. A avifauna local inclui elementos típicos das florestas semidecíduas do interior do bioma Mata Atlântica, como Caprimulgus sericocaudatus (bacuraurabo- de-seda) e Polioptila lactea (balança- rabo-leitoso), assim como espécies características das matas com araucária, como Clibanornis dendrocolaptoides (cisqueiro) e, possivelmente, Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo), cuja presença na área é indicada apenas por relatos.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual do Rio Guarani. Downloaded from http://www.birdlife.org on 10/07/2020.