BR150
Parque Estadual da Serra do Papagaio


Year of compilation: 2005

Site description
Situada imediatamente ao norte do Parque Nacional de Itatiaia e integrando o complexo da Serra da Mantiqueira, essa área montanhosa no sul de Minas Gerais engloba as serras do Garrafão e do Papagaio e o Vale do Matutu. Florestas montanas, distribuídas entre 1.000 e 1.900 m de altitude, representam a principal formação vegetal nativa. Essas florestas são mais extensas e encontramse em melhor estado de conservação acima dos 1.600 m, onde já apresentam um caráter alto-montano. A área também inclui trechos de mata com araucária (Araucaria angustifolia) e campos de altitude, estes ocupando terrenos acima de 1.800 m. Nos setores situados em altitudes inferiores a 1.600 m são comuns ambientes de origem antrópica, como capoeiras, matas secundárias e pastagens.

Key biodiversity
Cerca de 170 espécies de aves já foram registradas na área. Embora os inventários ornitológicos realizados até agora sejam preliminares, os resultados disponíveis sugerem que a composição da avifauna local é bastante similar àquela das matas de altitude do P. N. de Itatiaia, destacandose a presença de elementos montanos comuns a ambas as áreas, como Leptasthenura setaria (grimpeiro), Drymophila genei (choquinha-da-serra), Piprites pileata (caneleirinho-de-chapéupreto) e Poospiza thoracica (peito-pinhão), espécies representativas da EBA076 (Floresta Atlântica Montana).

Pressure/threats to key biodiversity
O gado está presente em áreas do parque que foram convertidas em pastagens, em altitudes de até 1.750 m; há, também, sinais de corte seletivo de árvores e coleta ilegal de plantas ornamentais.


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual da Serra do Papagaio. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/05/2022.