BR175
Parque Estadual da Serra do Mar (entre Santos e São Sebastião)


Year of compilation: 2005

Site description
Abrangendo matas úmidas situadas sobre as encostas e no alto da escarpa atlântica, essa área corresponde em grande parte à porção central do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo São Sebastião e vizinhanças), estendendo-se de Santos a São Sebastião e Caraguatatuba. Outras duas reservas pequenas situadas na transição entre a escarpa e o planalto são praticamente contíguas ao parque estadual e fazem parte do mesmo maciço florestal: a Estação Biológica de Boracéia, em Salesópolis, que pertence ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, e a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, localizada em frente ao vale do rio Moji, em Santo André. De um modo geral, as matas da região encontram-se em bom estado de conservação, existindo um grande bloco florestal ainda razoavelmente contínuo entre Salesópolis e São Sebastião. Há, contudo, muitos trechos de matas degradadas com taquarais, florestas secundárias e capoeiras. No alto da serra existem pequenas campinas naturais em meio à floresta. As matas da planície de Bertioga não estão incluídas no P. E. da Serra do Mar e compõem outra IBA (SP05).

Key biodiversity
A região abriga uma avifauna representativa tanto das baixadas quanto das zonas montanhosas do domínio da Mata Atlântica (EBAs 075 e 076), qualificandose duplamente sob o critério A2. O número de espécies endêmicas desse bioma também é elevado na área. Desconhece- se a situação atual de algumas das aves ameaçadas de extinção listadas abaixo, como Leucopternis lacernulatus (gaviãopombo- pequeno), Claravis godefrida (pararu- espelho), Touit surdus (apuim-de-caudaamarela) e Myrmotherula minor (choquinha- pequena), mas a existência de grandes extensões de hábitat propício faz supor que ainda estejam presentes. Dendroica cerulea, parulídeo migratório ameaçado de extinção que se reproduz na América do Norte e inverna principalmente no sopé dos Andes da Venezuela, Colômbia e Peru, pode ser mais freqüente nas matas montanas da região do que se supõe, diversos indivíduos tendo sido avistados em Boracéia em 1991. A menção de Hemitriccus furcatus (papa-moscas-estrela) para essa mesma localidade, porém, parece produto de um equívoco. De outubro a dezembro de 1988, um total de 188 espécies de aves foi registrado entre 550 e 1.200 m de altitude ao longo de uma estrada de terra que corta o parque estadual e liga Salesópolis à enseada de Caraguatatuba, acima da Serra de Juqueriquerê. Na E. B. de Boracéia ocorrem pelo menos 221 espécies. Essa reserva foi bastante visitada por ornitólogos, mas apenas uma lista preliminar de sua avifauna foi publicada até o momento.

Pressure/threats to key biodiversity
As florestas sobre as encostas voltadas para a Baixada Santista foram bastante atingidas pelos poluentes atmosféricos emanados do pólo industrial de Cubatão, mas agora encontram-se em recuperação. Outros problemas são a extração ilegal de palmito e a caça.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual da Serra do Mar (entre Santos e São Sebastião). Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/03/2019.