BR178
Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão)


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 140,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área compreende toda a porção sul da Serra do Mar no Estado de São Paulo, correspondendo aos núcleos Serra do Mar, Queirós (ou Pilões), São Vicente, Cubatão, Itanhaém, Curucutu, Itariru e Pedro de Toledo do Parque Estadual da Serra do Mar. Ao longo desse trecho da serra, ainda existe uma faixa relativamente contínua de florestas baixo-montanas, submontanas e alto-montanas, concentradas nas áreas de maior declividade. Mais próximo às cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, a maior parte da mata é secundária devido à retirada seletiva de madeira e ao corte para fabri cação de carvão. Atualmente, essas atividades não mais ocorrem e a vegetação vem se recuperando. Nas áreas de relevo mais plano do alto da serra, como no Núcleo Curucutu, as condições climáticas são mais severas e ocorre freqüentemente a formação de neblina, levando ao desenvolvimento de uma vegetação característica (mata nebular), com árvores menores e grande variedade de líquens, briófitas, orquídeas e bromélias. Localmente também ocorrem campos naturais. A região é rica em recursos hídricos, abastecendo de água cidades populosas como Cubatão e Santos. Duas importantes rodovias (Imigrantes e Anchieta) cor tam a área, ligando a cidade de São Paulo à Baixada Santista.

Key biodiversity
Apesar de parte da área estar situada entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, o trecho da Serra do Mar entre Pedro de Toledo e Cubatão é, ao que tudo indica, o setor do P. E. da Serra do Mar menos conhecido ornitologicamente. Não existem listas de aves publicadas para a área e as poucas informações disponíveis derivam de atividades fortuitas de coleta ou observação na região. No entanto, a grande extensão dos remanescentes florestais protegidos, especialmente nos municípios de Pedro de Toledo e Itanhaém, faz supor que a área seja importante para a conservação de espécies endêmicas e/ou ameaçadas da Mata Atlântica. Os recentes registros de Triclaria malachitacea (sabiá-cica) e Biatas nigropectus (papo-branco) no Núcleo Curucutu são evidências disso. A existência de um gradiente altitudinal que compreende desde as matas submontanas no sopé das encostas até os campos e matas nebulares no topo da escarpa atlântica é outro fator que deve contribuir para a presença de uma avifauna rica e variada nesse trecho da Serra do Mar paulista.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão). Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/11/2019.