BR148
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 13,210 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Serra do Brigadeiro, também conhecida como Serra da Grama, Serra da Ventania ou Serra da Araponga, está inserida no Complexo da Mantiqueira e localizase na região leste de Minas Gerais. A serra forma parte do divisor de águas entre as bacias dos rios Paraíba do Sul, a leste, e Doce, a oeste, sendo uma das regiões mais elevadas da Zona da Mata mineira. O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro abrange a maior parte da área e tem cerca de 70% de sua superfície cobertos por floresta estacional semidecidual e outros 25% por campos de altitude. O restante é formado por ambientes antrópicos. Em sua maior parte, as florestas do parque já sofreram corte seletivo e há uma acentuada influência humana sobre a vegetação das áreas limítrofes, onde prevalecem pastagens e lavouras. O clima regional é classificado como mesotérmico, com temperatura média anual de 18°C, chegando a 0°C no inverno; a precipitação é de cerca de 1.300 mm anuais, ocorrendo chuvas mais inten sas de novembro a março.

Key biodiversity
A Serra do Brigadeiro representa um dos mais importantes remanescentes de floresta atlântica na Zona da Mata mineira. Em cerca de 300 horas de levantamento de campo distribuídas ao longo de quase 10 anos de pesquisas, foram identificadas 276 espécies de aves na área, com destaque para a ocorrência de 19 espécies de beijaflores, oito dos quais endêmicos da Mata Atlântica. Um representante do gênero Leucopternis foi observado no parque, sendo um acréscimo à lista de espécies sob risco de extinção presentes na área.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/07/2019.