BR154
Nhumirim


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A3 (2009)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 43,887 ha

SAVE Brasil

Site description (2008 baseline)
Essa área está inserida na sub-região da Nhecolândia, setor do Pantanal Mato-Grossense caracterizado pela grande quantidade de salinas e limitado ao norte pelo rio Taquari e ao sul pelo rio Negro. A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) possui uma propriedade na área, com uma reserva destinada à conservação da natureza (Estação Ecológica Nhumirim), criada em 199 Baías, salinas, vazantes e campos inundáveis compõem os ambientes aquáticos da região. A vegetação inclui capões de mata e matas de cordilheiras (terrenos não sujeitos a inundações) de floresta semidecídua, além de cerradão, cerrado sensu stricto e campos cerrados. Um levantamento preliminar na Fazenda Nhumirim apontou a ocorrência de 606 espécies de plantas, distribuídas em 116 famílias botânicas. Nas matas de cordilheira são comuns as árvores Protium heptaphyllum, Caryocar brasiliensis, Casearia sylvestris, Hymenea stignocarpa e Attalea phalerata. Nas matas que circundam as salinas são bem representativas Pseudobombax marginatum, Trichilia elegans, Copernicia australis e Magonia pubescens. Já os campos cerrados têm Tabebuia caraiba, Buchenavia tomentosa e Curatella americana como espécies lenhosas mais freqüentes. O clima da região é tropical sub-úmido com estações bem definidas, sendo a da cheia entre novembro e abril e a da seca de maio a outubro. A precipitação anual está em torno de 180 mm, com temperatura média mensal oscilando entre 20,4ºC e 31,7ºC.

Key biodiversity
Levantamentos ornitológicos na Fazenda Nhumirim resultaram em uma lista com 272 espécies. As muitas baías e corpos d’água atraem um grande número de aves aquáticas à região, incluindo espécies migratórias. Rhea americana (ema) é freqüentemente observada em pequenos grupos nas áreas de campo, tal como em muitas outras áreas do Pantanal. O mesmo ocorre com Amazona xanthops (papagaio-galego) e Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande), psitacídeos que estão sob algum grau de ameaça global Bandos de diferentes espécies do gênero Sporophila são observados durante a época de oferta de sementes de capim-mimoso, com destaque ao quase ameaçado S. ruficollis (caboclinho-de-papo-escuro), visto alimentandose dessa gramínea em grupos de mais de 30 indivíduos. Recentemente, um casal de Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta) nidificou na área.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Nhumirim. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/nhumirim-iba-brazil on 19/03/2024.