BR038
Nascentes do Rio Parnaíba


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 730,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
As nascentes do rio Paranaíba estão situadas na Chapada das Mangabeiras, um planalto arenítico que se estende por cerca de 300 km ao longo das fronteiras entre o sul do Maranhão e Piauí, leste do Tocantins e noroeste da Bahia. Essa chapada, que se eleva 200 a 400 m acima do terreno circundante, marca o divisor de águas das bacias dos rios Tocantins e Parnaíba. É uma região biogeograficamente complexa, onde ocorre o contato de elementos do Cerrado e da Caatinga. Há uma predominância de cerrados, que variam de cerradões sobre as encostas aos campos limpos e sujos que dominam o alto da chapada. Os rios situados no alto do planalto formam ravinas margeadas por matas de galeria estreitas. Fontes que nascem nas encostas e na base da chapada dão origem a cursos d’água que nutrem uma complexa rede de matas de galeria e veredas com buritizais a jusante. Até recentemente, a região contava apenas com a proteção de duas APAs (áreas de proteção ambiental), mas em 2002 foi criado o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que resguarda uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado no país. O novo parque nacional sobrepõe-se à APA Estadual Chapada das Mangabeiras e incorporou parte da área da APA Serra de Tabatinga.

Key biodiversity
Foram registradas 254 espécies de aves na região. A população de Anodorhynchus hyacinthinus (araraazulgrande) está entre as mais importantes da chamada "Região dos Gerais". A área abriga vários endemismos do Cerrado considerados quase ameaçados de extinção, destacandose Amazona xanthops (papagaiogano lego), que não ocorre em outras IBAs da região da Mata Atlântica. Outra espécie quase ameaçada sem registros em outras IBAs identificadas até agora e que presumivelmente conta com uma população numerosa na área é Ortalis superciliaris (aracuãdesobrancelhas). Também está presente a arapongadonordeste (Procnias a. averano), endêmica da Região Nordeste e considerada ameaçada no Brasil.


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Nascentes do Rio Parnaíba. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/04/2021.