BR130
Mocambinho


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 20,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Mocambinho situase na margem direita do médio rio São Francisco, no norte de Minas Gerais. A vegetação consiste principalmente de fragmentos de mata decídua secundária, caatinga arbórea densa ("Mata do Jaíba") e caatinga arbustiva ao longo das margens do rio São Francisco. O Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, criado em 1998 mas ainda não implementando, aparentemente contém habitats importantes para as espécies citadas abaixo.

Key biodiversity
A avifauna local é representativa da Caatinga e algumas espécies exclusivas desse bioma têm na região do médio rio São Francisco seu limite sul de distribuição, como Penelope jacucaca (jacucaca), Picumnus pygmaeus (pica-pau-anão-pintado), Gyalophylax hellmayri (joão-chique- chique) e Hylopezus ochroleucus (torom- do-nordeste). A presença de uma população significativa de Nyctiprogne vielliardi (bacurau-do-são-francisco) qualifica a área sob o critério A2, uma vez que essa espécie de distribuição restrita não ocorre em outras áreas representativas da EBA070. Mocambinho parece ser, de fato, uma das áreas mais importantes para N. vielliardi na atualidade. Até 150– 200 indivíduos podem ser vistos ao mesmo tempo em trechos restritos da margem do rio São Francisco e a reprodução da espécie foi recentemente confirmada na área.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Mocambinho. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/10/2019.