BR051
Matas Ciliares do Rio do Coco e Afluentes


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 138,721 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2008 medium not assessed not assessed
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Essa área abrange o conjunto de remanescentes de vegetação natural que se estende ao longo do rio do Coco, desde a sua porção contígua ao Parque Estadual do Cantão, onde está a sua foz no rio Araguaia, seguindo em direção leste, até os ribeirões da Prata, Surubim e Piedade. A paisagem mostrase bem descaracterizada, com numerosas áreas já degradadas em decorrência de atividades agropecuárias Diferentemente das florestas aluviais de influência amazônica que caracterizam o parque estadual adjacente, a área compreende um mosaico de fitofisionomias de cerrado, com predominância de cerradões. Florestas de galeria orlam os cursos d´água e ainda se apresentam relativamente bem conservadas.

Key biodiversity
As florestas ciliares do rio do Coco e seus afluentes constituem importantes redutos para espécies globalmente ameaçadas Uma grande população de Penelope ochrogaster (jacu-de-barriga-castanha) é encontrada na área e concentrase principalmente nesse ambiente Cercomacra ferdinandi (chororó-de-goiás) ocorre em bom número na vegetação ribeirinha Um número significativo de espécies endêmicas do Cerrado distribuise nas manchas de savana, especialmente nos trechos mais preservados próximos à divisa com o parque, à margem direita do rio do Coco. Há também registros de Neochen jubata (pato-corredor), mas as maiores populações dessa espécie quase ameaçada estão dentro do P. E. do Cantão Celeus obrieni (pica-pau-do-parnaíba), cujos registros concentramse no nordeste de Tocantins foi encontrado em um remanescente florestal à margem esquerda do rio do Coco e também a cerca de 20 km a leste, nas matas ciliares do ribeirão Piedade.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Matas Ciliares do Rio do Coco e Afluentes. Downloaded from http://www.birdlife.org on 16/10/2019.