BR058
Mata do Pau-Ferro


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 600 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Mata do Pau-Ferro é um brejo de altitude ("Brejo de Areia") situado na borda oriental úmida do Planalto da Borborema. A área foi adquirida pelo governo da Paraíba em 1937 a fim de proteger mananciais de abastecimento, mas só foi declarada reserva ecológica em 1992. É considerada a mata de brejo mais representativa do Estado, apesar dos impactos sofridos. Em comparação com outros brejos de altitude, a floresta ombrófila da área caracteriza-se pela grande riqueza de espécies arbóreas. No interior da mata são freqüentes as trepadeiras e nas partes mais elevadas é grande o número de epífitas, principalmente bromélias. A área abrange a Reserva Ecológica Mata do Pau-Ferro, que protege o maior remanescente de floresta existente na região, e alguns pequenos fragmentos florestais em seu entorno.

Key biodiversity
Há pouquíssimas informações sobre a avifauna da Mata do Pau-Ferro. Hemitriccus mirandae (maria-do-nordeste) foi registrado na área, provavelmente no início da década de 1980. Tangara fastuosa (pintor- verdadeiro), por outro lado, foi observada em quatro ocasiões durante um levantamento de três dias de duração realizado em 2001; o maior grupo observado continha sete indivíduos. A Mata do Pau-Ferro é a única área com registros recentes dessa espécie ameaçada na Paraíba.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Mata do Pau-Ferro. Downloaded from http://www.birdlife.org on 15/09/2019.