BR063
Mata do Estado (Mata do Sirigi)


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 600 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Mata do Estado, também conhecida como Mata do Sirigi, comprende um conjunto de fragmentos florestais que somam cerca de 600 ha de matas bem preservadas no setor oeste da Serra do Mascarenhas, próximo à divisa com o Estado da Paraíba. A área guarda as nascentes do rio Sirigi, principal afluente da bacia hidrográfica do rio Goiana. A Mata do Estado é algumas vezes tratada como brejo de altitude (encrave de floresta úmida dentro do domínio da Caatinga), embora represente uma mera extensão das florestas da Zona da Mata norte de Pernambuco e esteja situada em altitudes consideravelmente menores do que os autênticos brejos nordestinos. A vegetação é classificada como floresta ombrófila densa montana, estando sujeita a uma pluviosidade anual média de 1.200 mm.

Key biodiversity
Na Mata do Estado foram recentemente registradas várias das espécies de aves endêmicas e severamente ameaçadas da Mata Atlântica nordestina (EBA071), incluindo Myrmotherula snowi (choquinhade- alagoas), conhecida de somente outras duas áreas. Nessa área também têm sido vistos os maiores grupos de Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro) em Pernambuco.


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Mata do Estado (Mata do Sirigi). Downloaded from http://www.birdlife.org on 27/01/2021.