BR097
Mata da Campina e Fragmentos Adjacentes


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 12,500 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área abrange um conjunto de fragmentos de floresta atlântica na região de Catu, ao norte do Recôncavo, com destaque para os remanescentes da Serra do Timbó, em especial a mata da Fazenda Campina, com cerca de 900 ha. Há outros fragmentos menores na região, com grande potencial para serem reconectados entre si. Das áreas com florestas remanescentes do litoral norte da Bahia, esta é a mais próxima de Salvador, distando cerca de 50 km da capital do Estado. A área também é muito próxima da região de Itanagra (BA08), que se situa a nordeste. Historicamente, a região foi ocupada para cultivo de cana-de-açúcar e pecuária extensiva; mais recentemente, iniciou-se a exploração de riquezas do subsolo (sobretudo petróleo) e de madeira para serrarias. Atualmente, predominam na paisagem as pastagens e as áreas destinadas à produção de culturas anuais (principalmente mandioca). A temperatura média anual está em torno de 25°C e a região recebe cerca de 1.600 mm de chuvas por ano.

Key biodiversity
A avifauna da área é muito similar àquela da região de Itanagra, incluindo as mesmas espécies ameaçadas. Já foram identificadas 201 espécies na mata da Faz. Campina, total que inclui também aves de ambientes não-florestais. O papa-formigas ameaçado Pyriglena atra (papa-taoca- da-bahia), endêmico do nordeste brasileiro e presente em apenas seis IBAs, ocorre por toda a extensão da Serra do Timbó.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Mata da Campina e Fragmentos Adjacentes. Downloaded from http://www.birdlife.org on 25/06/2019.