BR092
Mangue Seco


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A4i (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Mangue Seco é um pontal arenoso que se projeta em direção ao oceano a partir da margem sul do estuário do rio Real, no extremo norte do litoral baiano1. Durante a maré baixa, extensos lamaçais e bancos de areia formam-se a oeste do pontal, atraindo grande número de aves costeiras.

Key biodiversity
Mangue Seco é o primeiro local de concentração de Sterna dougallii (trinta-réisróseo) descoberto na costa da América do Sul e reúne aves invernantes provenientes principalmente das colônias de reprodução do Caribe e Estados Unidos. A agregação de S. dougallii em Mangue Seco é a maior que se conhece ao longo da costa sul-americana, mas outros importantes locais de concentração da espécie, descobertos mais recentemente, são Cacha Prego (ilha de Itaparica), Ponta do Curral (Morro de São Paulo, ao sul da baía de Todos os Santos), baía de Camamu (Ituberá) e Corumbal (Porto Seguro), todos na costa da Bahia. Não há informações precisas sobre o número de indivíduos que freqüentam cada uma dessas áreas, embora elas possam ser utilizadas alternadamente pelas aves. Em Mangue Seco, mais de 5.000 trintaréis do gênero Sterna, em sua maioria S. hirundo (trinta-réis-boreal), foram contados em fevereiro de 1995 e estimou-se em 10.000 o número de S. hirundo e S. dougallii presentes em fevereiro de 1997. Portanto, a área também reúne mais de 1% da população biogeográfica de S. hirundo. As grandes concentrações de S. dougallii e S. hirundo em Mangue Seco ocorrem de dezembro a março, período em que as aves utilizam o pontal arenoso como local de repouso, durante a maré alta. Na área ocorrem pelo menos mais 18 espécies de aves migratórias limícolas ou costeiras que se reproduzem no hemisfério norte.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Mangue Seco. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/12/2019.