BR057
Mamanguape


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 20,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Formada por remanescentes de floresta de planície, manguezais, cerrados (“tabuleiros”) e restingas ao longo dos rios Quandu e Mamanguape, essa área situase no litoral setentrional da Paraíba, a poucos quilômetros ao norte da Mata do Jacuípe (PB02) e a cerca de 35 km ao sul da Mata Estrela (RN02). O clima é quente e úmido, com chuvas abundantes devido à influência dos ventos alísios que sopram constantemente de sudeste. As matas da região são do tipo estacional semidecidual e, em sua maior parte, já sofreram corte seletivo ou são secundárias. Os maiores remanescentes estão na Reserva Biológica Guaribas, formada por três áreas disjuntas, que correspondem a fragmentos florestais com 3.016, 673 e 338 ha. Nos manguezais adjacentes ocorre o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), mamífero aquático ameaçado de extinção.

Key biodiversity
Poucas informações foram divulgadas sobre a avifauna atual de Mamanguape. Um levantamento realizado entre 1989 e 1994 apontou a ocorrência de 175 espécies na R. B. Guaribas, enquanto uma avaliação ecológica rápida dessa unidade de conservação, conduzida em 2002, resultou no registro de 140 espécies, incluindo as ameaçadas Touit surdus (apuim-de-cauda-amarela), Myrmeciza ruficauda (formigueiro-de-cauda-ruiva) e Picumnus fulvescens (pica-pau-anão-canela). Mamanguape parece ser o limite norte de distribuição de uma série de aves endêmicas da Mata Atlântica, entre as quais estão os ameaçados M. ruficauda e Xipholena atropurpurea (anambé-deasa- branca) e o quase ameaçado Iodopleura pipra (anambezinho).


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Mamanguape. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/11/2020.