BR227
Médio Rio Camaquã


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 450,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área abrange a porção média da bacia hidrográfica do rio Camaquã, entre os municípios de Amaral Ferrador e Caçapava do Sul, e compreende principalmente os terrenos drenados pelo curso inferior dos afluentes da margem norte desse rio. Um mosaico de ambientes caracteriza a região. As extensas e amplas matas ripárias ao longo do rio Camaquã e de seus tributários, em grande parte ainda bem preservadas, assim como matas de encosta semi-isoladas, marcam uma paisagem predominantemente aberta de campos naturais. No município de Caçapava do Sul, as florestas recobrem uma proporção maior da paisagem. Embora as matas da região sejam semidecíduas, o clima local é úmido, não apresentando uma estação seca.

Key biodiversity
A bacia do rio Camaquã é uma das principais áreas de reprodução de Amazona pretrei (charão), que ocorre disperso por toda a região, reproduzindo-se em florestas ripárias e capões de mata. Grandes dormitórios pós-reprodutivos desse papagaio formam-se nas Serras dos Vargas e dos Pedrosos entre janeiro e março. Tais concentrações antecedem a migração da população regional do charão para o nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, em busca dos pinhões da araucária (Araucaria angustifolia). Mais de 200 espécies de aves já foram detectadas na região, incluindo Picumnus nebulosus (pica-pau-anão-carijó), pouco representado em outras IBAs mas localmente comum.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Médio Rio Camaquã. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/10/2019.