BR075
Ji-Paraná / Roosevelt


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,112,493 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2008 low not assessed not assessed
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Quase metade dessa IBA, situada no noroeste do Mato Grosso, é constituída por unidades de conservação de proteção integral estaduais e federais. A área não inclui, porém, o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, localizado no estado do Amazonas, mas engloba a região da confluência dos rios Madeirinha e Roosevelt. A Reserva Biológica do Jaru inclui a única porção do interflúvio dos rios Ji-Paraná e Aripuanã que ainda está preservada no Estado de Rondônia. Florestas ombrófilas abertas com palmeiras predominam na área, onde são características espécies arbóreas dos gêneros Pouteria, Protium e Sclerolobiu. Nas porções com floresta ombrófila densa, destacamse Pouteria bilocularis, P. laurifolia e Tetragastris altissima. Estudos realizados nessa reserva identificaram uma grande diversidade biológica, com destaque para a ictiofauna, composta por cerca de 2.000 espécies.

Key biodiversity
A delimitação da IBA teve por base os pontos extremos de registro do ameaçado Clytoctantes atrogularis (choca-de-garganta-preta), de modo a abranger uma porção significativa de florestas ao longo de sua restrita área de ocorrência. Essa espécie é conhecida de apenas três registros confirmados, dois deles no interflúvio Ji-Paraná/Roosevelt. A R. B. do Jaru, em Rondônia, é a localidade-tipo de C. atrogularis, que foi recentemente reencontrado no local. O outro registro ocorreu nas proximidades da confluência entre os rios Roosevelt e Madeirinha, já no Amazonas. Próximo a essa última área há um barreiro que atrai grande número de periquitos e papagaios de diversas espécies. A região também abriga dois psitacídeos de interesse conservacionista, Guarouba guarouba (ararajuba), localmente rara, e Gypopsitta aurantiocephala (papagaio-de-cabeça-laranja ou papagaio-careca), endêmico do sul amazônico. Merece destaque a presença de Poecilotriccus senex (maria-do-madeira) nas proximidades do rio Roosevelt, uma das poucas localidades de ocorrência dessa espécie que permaneceu por muito tempo conhecida apenas da região de Borba, no Amazonas, mas que nos últimos anos vem sendo encontrada em diversas outras localidades.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Ji-Paraná / Roosevelt. Downloaded from http://www.birdlife.org on 19/05/2019.