BR132
Januária


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 21,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Januária está situada às margens do rio São Francisco, cerca de 30 km ao sul dos limites do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG02), no norte de Minas Gerais. Nos arredores da cidade, florestas tropicais decíduas e semidecíduas (matas secas) com até 20–25 m de altura crescem em áreas de solos calcáreos sobre as escarpas e na depressão do vale do São Francisco, em ambos os lados do rio. No topo das escarpas e em algumas áreas de solo arenoso da margem leste do rio existem cerrados, mas grande parte da planície ao longo do São Francisco é coberta por caatingas alteradas.

Key biodiversity
Januária é uma das duas áreas onde há registros confirmados de ambas as espécies de distribuição restrita que definem a EBA074 (Florestas Decíduas de Minas Gerais e Goiás), Knipolegus franciscanus (maria-preta-do-nordeste) e Phylloscartes roquettei (cara-dourada). Porém, desconhecese a situação atual dessas espécies e de seu hábitat na região. No final da década de 1970, P. roquettei ainda era encontrado em ambos os lados do rio São Francisco, nas proximidades de Brejo do Amparo (a noroeste de Januária) e ao longo da estrada para Montes Claros, mas buscas mais recentes pela espécie foram malogradas. O quase ameaçado Nyctiprogne vielliardi (bacurau-do-sãofrancisco), por outro lado, tem sido observado junto ao rio São Francisco e aves que podem ter sido Curaeus forbesi (anumará) foram avistadas em plantações de cana-de-açúcar acima de Brejo do Amparo em 1977. Já Penelope ochrogaster (jacu-de-barriga-castanha) e Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo), citados para a região, não possuem ocorrência confirmada no norte de Minas Gerais.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Januária. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/03/2019.