BR052
Jalapão


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,187,017 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O complexo formado pelo Parque Estadual do Jalapão e a Estação Ecológica Serra Geral de Tocantins representa uma das mais preservadas extensões de cerrado em todo o território nacional. A IBA engloba essas duas unidades de conservação e também a Área de Proteção Ambiental Jalapão. A região apresenta uma das mais baixas densidades demográficas do país O complexo orográfico da Serra Geral determina a existência de altitudes mais elevadas nas bordas sul e leste da área, onde certos trechos chegam a mais de 800 m, enquanto áreas mais baixas estão representadas ao longo dos rios do Sono e Vermelho, incluindo sua confluência, a noroeste. A drenagem da região é feita principalmente pelo rio Novo, que deságua no rio do Sono. Os índices pluviométricos não superam os 1.700 mm anuais, com chuvas mais intensas entre outubro e abril, e temperaturas médias entre 23,5º–26,5º C A vegetação predominante é a savana gramíneo-lenhosa, sendo Hirtella ciliata e Qualea parviflora espécies vegetais características. Callisthene fasciculata é uma espécie arbórea representativa nos cerradões, enquanto as matas de galeria da região são caracterizadas pela presença de Protium pilosissimum A área é contígua à IBA interestadual “Nascentes do Rio Parnaíba” (PI/MA/TO01), com a qual perfaz um total de aproximadamente 1,9 milhões de hectares de cerrados e outros ambientes bem preservados.

Key biodiversity
A avifauna do P. E. do Jalapão já é relativamente bem conhecida. Os levantamentos ornitológicos realizados na E. E. Serra Geral de Tocantins, por outro lado, ainda não foram publicados. A região abriga um conjunto de espécies de aves que a tornam de grande valor para a conservação, não só pelo elevado número de endemismos do Cerrado, mas especialmente em virtude da presença de populações significativas de espécies ameaçadas. O criticamente ameaçado Mergus octosetaceus (pato-mergulhão) tem na região do rio do Sono uma de suas principais populações mundiais. De forma semelhante, recentes expedições à estação ecológica resultaram na descoberta de, talvez, uma das maiores populações conhecidas de Euscarthmus rufomarginatus (maria-corruíra) no país Ao norte da IBA, na região de São Félix, são conhecidos registros de algumas espécies ameaçadas ou endêmicas ainda não registradas na área, mas com grande probabilidade de ocorrência, como Primolius maracana (maracanã-verdadeira), Eleothreptus anomalus (curiango-do-banhado) e Suiriri islerorum (suiriri-da-chapada)


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Jalapão. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/04/2021.