BR196
Jaguariaíva


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 5,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área está situada no nordeste do Paraná, perto da divisa com São Paulo. Compreende remanescentes de campo, cerrado e matas com araucária dispersos nas cabeceiras do rio das Cinzas (incluindo o Parque Estadual do Cerrado), bem como áreas intermediárias já convertidas para uso agrícola. Os cerrados da região representam uma das ocorrências mais meridionais desse ecossistema, muito embora o clima local não apresente uma estação seca definida, condição típica no domínio do Cerrado.

Key biodiversity
A avifauna de Jaguariaíva inclui tanto elementos característicos do Cerrado (e.g., Cypsnagra hirundinacea, Neothraupis fasciata e Cyanocorax cristatellus) como da Mata Atlântica (e.g., Pionopsitta pileata, Ramphastos dicolorus e Clibanornis dendrocolaptoides). Os campos naturais da região aparentemente servem como paradouro migratório para pequenos pássaros granívoros que se reproduzem no sul do Brasil e, em parte, também em países vizinhos, e que invernam no centro da América do Sul, notadamente Sporophila cinnamomea (caboclinho-de-chapéu-cinzento), S. palustris (caboclinho-de-papobranco) e S. melanogaster (caboclinhode- barriga-preta).


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Jaguariaíva. Downloaded from http://www.birdlife.org on 26/09/2020.