BR168
Ilhas do Litoral Sul do Espírito Santo


Year of compilation: 2005

Site description
Essa área inclui várias pequenas ilhas rochosas dispersas ao longo de uma extensão de aproximadamente 100 km da costa meridional do Espírito Santo, entre Vila Velha e Marataízes. As Ilhas Itatiaia formam um arquipélago composto por sete ilhas, situadas a cerca de 1 km do litoral de Vila Velha. A ilha Escalvada dista 8 km da praia de Setiba, em Guarapari. A ilha Branca, ou dos Ovos, é a mais meridional de todas e está localizada a 1,4 km da foz do rio Itapemirim, no município de Marataízes. As ilhas são relativamente distantes umas das outras, mas seu uso alternado pelas aves (ver abaixo) justifica sua conservação conjunta.

Key biodiversity
As ilhas abrigam as maiores colônias reprodutivas de Sterna sandvicensis conhecidas no Brasil e no Atlântico sul, correspondendo a mais de 1% da população global da espécie e a mais de um quarto da população estimada para a subespécie S. s. eurygnatha (trinta-réis-de-bicoamarelo). A localização das colônias está sujeita a certa variação a cada temporada reprodutiva, sendo as Ilhas Itatiaia e a Ilha Escalvada utilizadas com maior regularidade. Em determinados anos, pode haver reprodução simultânea em duas ou até três ilhas. A colônia reprodutiva de Sterna hirundinacea (trinta-réis-de-bicovermelho) das ilhas, com 980 adultos contados em 1994, reúne perto de 1% da população global da espécie e marginalmente qualifica a área duplamente pelo critério A4ii. A reprodução de Puffinus lherminieri (pardela-de-asa-larga) foi recentemente constatada no arquipélago das ilhas Itatiaia, sendo esta uma das duas áreas de nidificação da espécie conhecidas no Brasil.

Pressure/threats to key biodiversity
O alastramento de espécies invasoras de plantas e animais comprometiam o ambiente de reprodução das aves. O capimcolonião (Panicum sp.), em particular, ameaçava ocupar completamente as ilhas. Através da atuação de uma asso ciação local, no entanto, este impactos foram recentemente neutralizados. A coleta de ovos por pescadores, principal ameaça às colônias de trinta-réis há alguns anos atrás, foi interrompida graças a campanhas bem-sucedidas de educação ambiental e mediante o rígido controle do desembarque de pessoas nas beiilhas durante o período de atividade das colônias (maio a setembro).


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Ilhas do Litoral Sul do Espírito Santo. Downloaded from http://www.birdlife.org on 12/08/2020.