BR183
Ilhas Comprida e Cananéia


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A4i (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 24,000 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
Essa área, localizada no litoral sul de São Paulo, compreende a Ilha Comprida, a Ilha de Cananéia e as matas de planície em frente à ilha do Cardoso, que não estão incluídas nas unidades de conservação de proteção integral existentes na região. A Ilha Comprida é uma longa e estreita faixa arenosa com cerca de 65 km de extensão e 3 km de largura, situada em frente aos municípios de Iguape e Cananéia. Vários ambientes se sucedem a partir da costa oceânica em direção ao interior da ilha, formando um complexo mosaico de hábitats composto por praias costeiras, dunas, restingas arbustivas, brejos, matas de restinga e manguezais. A porção norte da ilha, onde está situada a cidade de Ilha Comprida, é a mais habitada e desenvolvida, abrigando uma população fixa de 8 mil habitantes. A Ilha de Cananéia é menor, tendo cerca de 27 km de extensão em seu eixo maior. A porção continental da área, em adição aos manguezais e matas de restinga, compreende também florestas de planície litorânea, cujo dossel atinge até 20–25 m de altura. Em toda a região existem grandes áreas de florestas permanentemente alagadas dominadas por Tabebuia cassinoides (caixetais) e matas sazonalmente inundadas de Calophyllum brasiliense (guanandizais). O clima é quente e úmido, sem estação seca definida. As chuvas não se distribuem de forma regular ao longo do ano. Na Ilha Comprida, a precipitação pluviométrica é de 1.500 a 1.800 mm na estação chuvosa (outubro a março) e de 500 mm no restante do ano.

Key biodiversity
Em um inventário de um ano de duração foram encontradas 224 espécies de aves na Ilha Comprida, total que inclui espécies marinhas e também vários migrantes do hemisfério norte, que encontram abrigo e alimento nas praias da ilha. A região abriga o grosso da população paulista de Amazona brasiliensis (papagaiode- cara-roxa), estimada em cerca de 1.550 indivíduos no início da década de 1990. Esse psitacídeo ameaçado depende do complexo de hábitats formado pelos manguezais, caixetais, guanandizais e outros tipos de florestas litorâneas da região, os quais utiliza diferentemente para a reprodução, alimentação e como dormitório. O tiranídeo ameaçado Phylloscartes kronei (maria-da-restinga) foi descrito em 1992 com base em exemplares coletados nas restingas da Ilha Comprida. Essa ilha, juntamente com a Ilha de Cananéia, forma um dos principais redutos da espécie. As praias da Ilha Comprida, principalmente em seus extremos sul e norte – que estão sob influência dos canais de Cananéia e Icapara –, são uma importante área de alimentação e descanso pós-reprodutivo para a população de Sterna sandvicensis eurygnatha (trinta-réis-de-bando) que se reproduz nas ilhas do sudeste brasileiro, concentrando sazonalmente entre 10 e 30% da população extra-caribenha dessa subespécie.


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Ilhas Comprida e Cananéia. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/ilhas-comprida-e-cananéia-iba-brazil on 19/03/2024.