BR193
Ilha Grande


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1 (2006)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 19,000 ha

SAVE Brasil

Site description (2005 baseline)
A Ilha Grande é a maior das ilhas da baía que leva o seu nome, na região de Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. A ilha possui quase metade de sua superfície protegida por unidades de conservação de proteção integral e é separada do continente por um canal de aproximadamente 3 km de largura. Densas florestas em diferentes fases de regeneração cobrem a maior parte de sua extensão, mas remanescentes da mata original ainda pouco alterados são encontrados apenas em algumas áreas de difícil acesso na porção central da ilha. Localmente, existem também manguezais e restingas. A precipitação anual é de aproximadamente 2.200 mm e a temperatura média está em torno de 23oC. Há uma base de pesquisas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na ilha.

Key biodiversity
Em virtude do seu tamanho e extensiva cobertura florestal, a Ilha Grande presumivelmente é um importante reduto para espécies da Mata Atlântica que dependem de florestas de baixa altitude, como Leucopternis lacernulatus (gavião-pombo- pequeno) e Myrmotherula unicolor (choquinha-cinzenta).


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Ilha Grande. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/ilha-grande-iba-brazil on 19/03/2024.