BR065
Igarassu


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 7,200 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área de matas úmidas de baixada está localizada no litoral norte pernambucano, a noroeste da capital do Estado e a poucos quilômetros a sudoeste do canal de Santa Cruz. Predominam na região pequenas propriedades que ainda mantêm áreas residuais de floresta preservada, concentradas ao longo dos cursos d’água e sobre os terrenos mais íngremes. Na Usina São José, que tem aproximadamente 24.800 ha, ainda restam cerca de 7.200 ha de floresta distribuídos em numerosos fragmentos, a maioria dos quais com menos de 20 ha, mas alguns com até 300 ha. O Refúgio Ecológico Charles Darwin, distante apenas 4 km da Usina São José, é uma pequena área privada de mata secundária, isolada em meio a monoculturas, sobretudo de capim- elefante.

Key biodiversity
Igarassu é uma das poucas localidades de Pernambuco com registros recentes de Touit surdus (apuim-de-cauda-amarela) e possivelmente a única área do Estado onde ainda persiste o macuco (Tinamus solitarius). Pela extensão de floresta ainda existente na Usina São José e propriedades vizinhas, supõe-se que essa área também abrigue populações importantes de Myrmeciza ruficauda (formigueiro-de-cauda-ruiva), Iodopleura pipra (anambezinho) e Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro). Merece destaque o registro de Picumnus fulvescens (picapau- anão-canela) para o R. E. Charles Darwin, por sua proximidade da costa. Curaeus forbesi (anumará) e Procnias nudicollis (araponga) contam apenas com registros históricos para Igarassu, mas ainda podem estar presentes na área.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Igarassu. Downloaded from http://www.birdlife.org on 02/12/2020.