Garanhuns


Year of compilation: 2005

Site description
Localizada no Agreste de Pernambuco, essa área de brejo dista aproximadamente 230 km do Recife e compreende dois conjuntos principais de remanescentes florestais, a oeste e sudoeste da cidade de Garanhuns. A vegetação original na região é a floresta estacional semidecidual, que está sujeita a uma precipitação pluviométrica média de cerca de 1.000 mm anuais. Devido à altitude, o clima é mesotérmico, com temperatura média anual de 18°C. A principal atividade econômica da região é a criação de gado de leite e de corte. Nas áreas mais altas são cultivados café e frutas.

Key biodiversity
Essa área foi considerada insuficientemente conhecida no Atlas da Biodiversidade de Pernambuco. Os registros de aves ameaçadas ou quase ameaçadas são todos relativamente antigos, desconhecendo- se a situação atual das espécies, mas a área ainda apresenta potencial para abrigar a maioria delas.

Pressure/threats to key biodiversity
As áreas de floresta de Garanhuns foram bastante reduzidas para o desenvolvimento da pecuária e agricultura. Restam fragmentos, localizados principalmente em propriedades privadas e, portanto, desprotegidos.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Garanhuns. Downloaded from http://www.birdlife.org on 14/07/2020.