BR163
Fazenda Pindobas IV e Arredores


Year of compilation: 2005

Site description
A Fazenda Pindobas IV é uma propriedade particular situada na região serrana do sul do Espírito Santo, a cerca de 50 km a leste-nordeste do Parque Nacional do Caparaó (ES/MG01). A área da fazenda foi recentemente ampliada de 3.167 ha para cerca de 4.000 ha, dos quais mais de 1.000 ha são de florestas nativas distribuídas em numerosos fragmentos intercalados por plantações de pinheiros exóticos. Uma das maiores e mais importantes áreas de floresta nativa da fazenda corresponde ao complexo Pingadeira, que é contínuo com matas existentes em propriedades vizinhas. Pindobas IV situa-se em uma região de transição entre as florestas ombrófila densa e ombrófila aberta, esta última caracterizada regionalmente pela presença da palmeira indaiáaçu, ou inajá (Attalea sp.).

Key biodiversity
Na Fazenda Pindobas IV foi definitivamente redescoberto, em 1998, o raro traupídeo Nemosia rourei (saíra-apunhalada), desaparecido desde 1941. A área abriga uma das duas únicas populações conhecidas dessa espécie criticamente ameaçada, que até sua redescoberta havia sido encontrada somente na localidade-tipo e em outros dois locais no centro-sul do Espírito Santo.

Pressure/threats to key biodiversity
O pequeno tamanho populacional e a distribuição extremamente restrita de Nemosia rourei tornam essa espécie particularmente vulnerável. As florestas nativas da Fazenda Pindobas IV vêm sendo protegidas pelos proprietários e existe a intenção de criar uma RPPN na áreaf. A situação do hábitat de N. rourei nas propriedades vizinhas, por outro lado, é desconhecida.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Fazenda Pindobas IV e Arredores. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/09/2020.