BR045
Estação Ecológica do Seridó


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,128 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
A Estação Ecológica do Seridó localizase no sudoeste do Estado do Rio Grande do Norte, a cerca de 260 km de Natal. A área foi parte de uma antiga fazenda de criação de gado, o que resultou em grandes alterações em sua vegetação. O relevo é levemente ondulado. A região é semi-árida, com precipitação anual média em torno de 500 mm, concentrada entre janeiro e abril. A vegetação é secundária, destacando-se em meio à paisagem do entorno, intensamente degradada. São comuns espécies arbustivas e arbóreas baixas características da caatinga em regeneração, como marmeleiros (Croton spp.) e juremas (Mimosa spp. ).

Key biodiversity
Um total de 116 espécies de aves já foi registrado na área, incluindo metade das espécies de distribuição restrita que definem a EBA070 (Caatinga Nordestina). Apenas o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI01) abriga tantas espécies endêmicas dessa EBA. A Estação Ecológica do Seridó é a única localidade de ocorrência conhecida de Picumnus fulvescens (pica-pau-anão-canela) no Rio Grande do Norte. Emas (Rhea americana) foram reintroduzidas na área, mas não há informações se a iniciativa foi bem sucedida.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Estação Ecológica do Seridó. Downloaded from http://www.birdlife.org on 22/11/2019.