BR036
Estação Ecológica de Uruçuí-Una


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 135,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa extensa unidade de conservação está localizada no sudoeste do Piauí, entre os rios Uruçuí-Preto e das Pedras, ambos pertencentes à bacia do rio Parnaíba. O cerrado é a principal formação vegetal na região. Ao longo dos cursos d’água existem matas ripárias, em geral estreitas e de baixo porte. Outros tipos de vegetação encontrados na área incluem buritizais de Mauritia vinifera nos brejos e campos limpos no alto de alguns morros, Matas secas de dossel compacto e ricas em bromélias terrestres ocorrem limitadamente em áreas com afloramentos rochosos, em geral encaixadas em vales pouco profundos.

Key biodiversity
Embora situe se próximo ao limite norte do domínio do Cerrado, a Estação Ecológica de Uruçuí-Una apresenta uma avifauna bastante representativa desse bioma. Apenas outras quatro IBAs do nordeste/sudeste do Brasil abrigam mais espécies endêmicas do Cerrado. A área é especialmente rica em espécies de psitacídeos, ao todo. A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) ainda é comum na região, ocupando buritizais e cerrados. As emas (Rhea americana) são mais numerosas nas áreas de chapada. Existem registros de Crypturellus noctivagus, Penelope jacucaca e Megaxenops parnaguae para a Serra do Uruçuí, que é próxima à estação ecológica, mas do lado oposto do rio Uruçuí-Preto.


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Estação Ecológica de Uruçuí-Una. Downloaded from http://www.birdlife.org on 13/04/2021.