BR121
Engenho Coimbra (Usina Serra Grande)


Year of compilation: 2005

Site description
O Engenho Coimbra resguarda um dos maiores e mais importantes remanescentes de floresta montana preservada em Alagoas, especialmente em face da devastação continuada das matas de Murici (AL02). A floresta encontra-se em excelente estado de conservação e não mostra sinais de corte seletivo. O dossel é formado por árvores de 20–25 m de altura, com emergentes que chegam aos 30 m. Existem numerosas fontes de água na área. Uma base de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco foi áreainstalada no Engenho Coimbra em 2000.

Key biodiversity
Ocorrem na área a maioria das espécies endêmicas e ameaçadas registradas em Murici, situada cerca de 12 km ao sul, as exceções sendo Myrmotherula snowi (choquinha-de-alagoas), Philydor novaesi (limpa-folha-do-nordeste) e Tinamus solitarius (macuco). O Engenho Coimbra também é uma das poucas áreas em Alagoas onde Myrmeciza ruficauda (formigueiro-de-cauda-ruiva) ainda persiste em número significativo.

Pressure/threats to key biodiversity
A longo prazo, os efeitos do isolamento da área em relação a outros fragmentos florestais.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Engenho Coimbra (Usina Serra Grande). Downloaded from http://www.birdlife.org on 17/11/2019.