BR019
Cristalino / Serra do Cachimbo


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,123,562 ha

Protection status:

SAVE Brasil
Most recent IBA monitoring assessment
Year of assessment Threat score (pressure) Condition score (state) Action score (response)
2008 high not assessed not assessed
For more information about IBA monitoring please click here


Site description
Localizada na fronteira entre o Mato Grosso e o Pará, essa IBA engloba os dois núcleos do Parque Estadual do Cristalino e a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo. Informações climáticas obtidas na base aérea do Cachimbo, da Força Aérea Brasileira, indicam uma temperatura média anual de 24,2ºC e índices pluviométricos superiores a 2.300 mm anuais Toda a região caracterizase por ser um grande mosaico de vegetação, que inclui desde diferentes fisionomias florestais (campinarana, igapó, matas de galeria e terra firme) até formações associadas ao Cerrado (campos limpos, campinas, matas secas, cerrado sensu stricto) Na reserva biológica predominam a floresta ombrófila densa submontana e as campinaranas, que juntas compõem cerca de 60% de sua área Árvores como Bertholletia excelsa, Euterpe precatoria e Phenakospermum guianense destacamse nas florestas submontanas Nas campinaranas arbóreas há espécies que chegam a atingir 35 m de altura, como as dos gêneros Dendropanax, Protium e Platycarpum, mas nessa formação é mais característica a Humiria balsamifera Florestas estacionais deciduais ocupam o setor oeste da IBA.

Key biodiversity
Assim como as IBAs Ji-paraná/Roosevelt (MT/RO/AM01) e Alto Juruá (AC02), a área abriga uma avifauna riquíssima e com elevado número de espécies endêmicas do sul amazônico. Pesquisas ornitológicas já foram conduzidas tanto na R. B. das Nascentes da Serra do Cachimbo como na região do P. E. do Cristalino Além disso, listagens ocasionais da avifauna são elaboradas como resultado do ativo turismo de observação de aves desenvolvido na região de Alta Floresta, onde já foram detectadas 474 espécies de aves A compilação dessas listas soma mais de 520 espécies para a IBA. Essa elevada riqueza está relacionada à variedade de hábitats existente na região, que resulta não só da forte influência do Cerrado sobre as paisagens da Serra do Cachimbo, mas também da existência de formações secundárias e áreas abertas causadas por desmatamentos. Até o momento, duas espécies de aves consideradas endêmicas de Cerrado foram encontradas na área: Melanopareia torquata (tapaculo-de-colarinho) e Cyanocorax cristatellus (gralha-do-campo). A região do Cristalino é uma das únicas localidades no país com registros recentes de Synallaxis cabanisi (joão-do-norte), mas acreditase que a forma ali presente possa ser, na verdade, uma espécie ainda não descrita O mesmo é válido para um Herpsilochmus (chorozinho) encontrado na Serra do Cachimbo, normalmente identificado como H. sellowi, mas que também deve tratarse de uma espécie nova. Entre as espécies raras encontradas na área destacamse os quase ameaçados Simoxenops ucayalae (limpa-folha-de-bico-virado) e Gypopsitta aurantiocephala (papagaio-de-cabeça-laranja), além de Cercomacra manu (chororó-de-manu), Rhegmatorhina gymnops (mãe-de-taoca-de-cara-branca), Anabazenops dorsalis (barranqueiro-de-topete) e Dacnis albiventris (saí-de-barriga-branca). Há também um provável registro de Clytoctantes atrogularis (choca-de-garganta-preta) feito em Alta Floresta, mas ainda não foi confirmado.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Cristalino / Serra do Cachimbo. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/05/2019.