BR068
Complexo Gurjaú


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 1,077 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Complexo Gurjaú, também denominado Matas do Sistema Gurjaú, é formado por um conjunto de pequenos fragmentos florestais pertencentes à Companhia Pernambucana de Abastecimento de Água (COMPESA) e está localizado a cerca de 28 km ao sul da capital do Estado. Com uma área total de pouco mais de 1.000 ha, é o maior conjunto remanescente de Mata Atlântica na Região Metropolitana do Recife e integra a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Reserva Estadual de Gurjaú, que protege uma grande parcela da mata remanescente, possui três açudes que abastecem a Grande Recife: Sucupema, Gurjaú e São Salvador. A maior parte da reserva (c.87%) está bem preservada, apresentando trechos de vegetação densa. Espécies de árvores típicas da Zona da Mata Úmida de Pernambuco, como Plathymenia foliolosa (amarelo), Parkia pendula (visgueiro) e Ballizia pedicellaris (jaguarana), predominam em todos os remanescentes. A área engloba a R. E. de Gurjaú e alguns fragmentos adjacentes com potencial para serem interligados através da restauração florestal.

Key biodiversity
Levantamentos recentes indicam a presença de 220 espécies de aves na região. O Complexo Gurjaú é uma das poucas áreas onde Synallaxis infuscata (tatac), espécie endêmica do Centro Pernambuco, ocorre nas baixadas próximas ao litoral. Nas partes alagadas da reserva ecológica, sobretudo em pastos abandonados, existe uma das mais significati- vas populações de Curaeus forbesi (anumará) de toda a zona de terras baixas de Pernambuco. Xipholena atropurpurea (escarradeira), registrada na década de 1990, não tem sido encontrada em estudos recentes.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Complexo Gurjaú. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/11/2020.