BR137
Chapada do Catuni


Site description (2005 baseline):

Site location and context
Situada cerca de 60 km a nordeste de Montes Claros, no centro-norte de Minas Gerais, a Chapada (ou Chapadão) do Catuni pertence ao setor da Cadeia do Espinhaço localizado ao norte do rio Jequitinhonha. A área abrange os cerrados abertos do topo da chapada e também as caatingas arbóreas existentes em sua vertente oeste, a partir de 700 m de altitude.

Key biodiversity
Na Chapada do Catuni ocorrem várias espécies endêmicas do Cerrado que presentemente são alvo de atenção conservacionista e pelo menos duas das sete espécies de distribuição restrita que definem a EBA073 (Serras e Chapadas do Brasil Central), mas um inventário completo da avifauna local ainda não está disponível. Os registros de Euscarthmus rufomarginatus (maria-corruíra) para a área aparente- mente são os únicos confirmados em Minas Gerais. A recente descoberta de Arremon franciscanus (tico-tico-do-sãofrancisco) em uma área de caatinga da Fazenda Imburana, a cerca de 1 km do topo da chapada, estendeu em 110 km para o sul a distribuição geográfica até então conhecida dessa espécie quase ameaçada.

Pressure/threats to key biodiversity
A Chapada do Catuni está sob constante pressão antrópica, destacando-se como ameaças à área as queimadas periódicas para a formação de pastagens, a expansão dos florestamentos de eucalipto e pínus e a mineração de quartzito.


Recommended citation
BirdLife International (2023) Important Bird Area factsheet: Chapada do Catuni. Downloaded from http://datazone.birdlife.org/site/factsheet/chapada-do-catuni-iba-brazil on 30/11/2023.