BR153
Cerrados ao Sul de Brasília


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 18,952 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área abrange os remanescentes de cerrado preservados na porção sul do Distrito Federal, incluindo assim as unidades de conservação públicas e privadas ali existentes. O clima caracterizase pela forte sazonalidade, com duas estações bem definidas, sendo a chuvosa entre outubro e abril. A pluviosidade anual atinge cerca de 1.500 mm e a umidade relativa do ar gira em torno de 67%. A temperatura média é de 25,6ºC. Toda a região situase no chamado Pediplano de Brasília, uma formação geomorfológica originada no Terciário. A drenagem é feita principalmente pelos ribeirões do Gama e Cabeça de Veado, pelos córregos Taquara e Capetinga, e pelo rio São Bartolomeu. Só na Reserva Ecológica do IBGE foram catalogadas mais de 800 espécies de plantas vasculares. A savana gramíneo-lenhosa é a fisionomia vegetal predominante, com marcante presença de florestas de galeria, onde são comuns espécies arbóreas como Xylopia emarginata, Richeria grandis, Hymenaea courbaril e Qualea dicotoma. Nas veredas é bem característica a presença de buritis (Mauritia flexuosa), que compõem a maior parte do estrato arbóreo. Nas porções de cerrado mais denso, onde há diversas espécies de árvores com até 12 m de altura, destacamse Copaifera langsdorfii, Virola sebifera e Vochysia thyrsoidea, entre outras. Grandes mamíferos ainda encontrados na região são o tatu-canastra (Priodontes maximus), a anta (Tapirus terrestris), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e a onça-parda (Puma concolor). O pirá-brasília (Simpsonichthys boitonei), uma espécie rara de peixe anual, representa uma especialidade dessa região.

Key biodiversity
A avifauna é típica do Cerrado, mas a pressão do entorno faz com que poucas espécies ameaçadas e quase ameaçadas sejam comuns. Entretanto, a área abriga um conjunto significativo da avifauna endêmica do bioma, com 21 espécies. A pequena saracura ameaçada Laterallus xenopterus (sanã-de-cara-ruiva), rara no Brasil, é conhecida na área por apenas um registro relativamente antigo. De forma semelhante, tanto Rhea americana (ema) como Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta) possuem apenas registros esporádicos. Por outro lado, são razoavelmente comuns Culicivora caudacuta (papa-moscas-do-campo), Amazona xanthops (papagaio-galego) e Neothraupis fasciata (cigarra-do-campo). O quase ameaçado Scytalopus novacapitalis (tapaculo-de-brasília), espécie de distribuição restrita e pontual, foi registrado recentemente nas proximidades da E. E. do IBGE, onde há uma pequena população.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Cerrados ao Sul de Brasília. Downloaded from http://www.birdlife.org on 03/08/2020.