BR144
Caratinga


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 957 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Essa área florestal isolada no leste de Minas Gerais engloba a ex-Estação Biológica de Caratinga e partes adjacentes da Fazenda Montes Claros, recentemente transformadas em uma RPPN. De topografia montanhosa, a reserva está encravada na vertente ocidental do Complexo da Mantiqueira e situase às margens do rio Manhuaçu, afluente do rio Doce. A floresta é classificada como tropical semidecídua, sendo em grande parte secundária. Em razão do relevo acidentado, matas altas e úmidas formam-se no fundo dos vales, enquanto nas cristas de morros e divisores de águas existem matas mais ralas e secas. A precipitação anual média na reserva gira em torno de 1.250 mm, havendo uma estação seca de maio a setembro.

Key biodiversity
Em Caratinga já foram registradas 204 espécies de aves, mas entre elas há relativamente poucos endemismos da Mata Atlântica. A área abriga uma população aparentemente numerosa de Dysithamnus plumbeus (choquinha-chumbo), a julgar pelos resultados de um recente estudo realizado na reserva.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Caratinga. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/10/2019.