BR200
Campos Gerais do Paraná


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2, A3 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 6,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
O Parque Estadual de Vila Velha e a Fazenda Santa Rita, que são praticamente contíguas, compõem a porção principal dessa área, a qual se estende para o sul até a reserva particular Papagaios Velhos. A área compreende campos abertos, brejos de pequena extensão, capões naturais de mata com araucária dispersos nos campos e matas com araucária mais extensas, destacandose uma mancha com cerca de 800 ha dentro do perímetro da Faz. Santa Rita. Apesar de estar situada sobre o planalto, onde a mata com araucária é a formação florestal característica, essa área recebe influência das matas litorâneas por incluir cabeceiras da alta bacia do rio Ribeira de Iguape, através das quais a floresta atlântica penetra até a borda do planalto.

Key biodiversity
A avifauna das florestas da região possui uma composição mista muito peculiar, incluindo tanto elementos típicos da floresta atlântica costeira, como Cichlocolaptes leucophrus (trepador-sobrancelha), Hemitriccus nidipendulus (tachuri-campainha) e Phylloscartes oustaleti (papa-moscas- de-olheiras), quanto elementos característicos ou exclusivos das matas com araucária, como Leptasthenura setaria (grimpeiro), L. striolata (grimpeirinho) e Clibanornis dendrocolaptoides (cisqueiro). Várias espécies associadas a ambientes abertos (campos e brejos) foram registradas na área, notadamente os ameaçados Xolmis dominicanus (noivinha-derabo- preto), Culicivora caudacuta (papamoscas- do-campo), Alectrurus tricolor (galito) e Anthus nattereri (caminheiro-grande). Dados recentes indicam que o P. E. de Vila Velha pode abrigar a maior população conhecida de Eleothreptus anomalus (curiango-do-banhado), espécie quase ameaçada que no Brasil possui registros para um pequeno número de localidades. O caboclinho migratório Sporophila melanogaster aparenta ter nos campos da região um importante paradouro no período de sua migração.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Campos Gerais do Paraná. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/11/2019.