BR224
Campos de Cima da Serra


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2006)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 225,000 ha

SAVE Brasil

Site description
Fisionomicamente, essa vasta área de campos de planálticas no nordeste do Rio Grande do Sul é muito similar à região dos campos de Bom Jesus e Lajes (RS/ SC01), da qual é separada pela calha florestada do rio das Antas, sendo em geral mais baixa. O relevo é relativamente aplainado e apresenta poucas variações de altitude. Entre as pequenas colinas recobertas por vegetação campestre interpõemse depressões brejosas densamente preenchidas por gravatás, pteridófitas e macegas. Capões de mata com araucária ocorrem dispersos por toda a região. A área é contígua à Região dos Aparados da Serra (RS/SC02).

Key biodiversity
A avifauna é muito similar à que ocorre nos campos de altitude situados mais ao norte e apresenta várias espécies em comum com a região do Pampa. As espécies ameaçadas dos Campos de Cima da Serra encontram-se esparsamente distribuídas através de toda a região e ocupam diferentes hábitats, necessitando de vastas áreas preservadas para manterem níveis populacionais adequados. As populações de Xolmis dominicanus (noivinha- de-rabo-preto), Xanthopsar flavus (veste- amarela) e Limnoctites rectirostris (junqueiro- de-bico-reto) da região presumivelmente representam uma parcela considerável das populações mundiais dessas espécies. A área também é de extrema importância para Sporophila melanogaster (caboclinho-de-barriga-preta), espécie quase ameaçada com área de reprodução limitada aos campos planálticos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Recommended citation
BirdLife International (2021) Important Bird Areas factsheet: Campos de Cima da Serra. Downloaded from http://www.birdlife.org on 29/11/2021.