BR084
Caceres


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A3 (2009)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 151,172 ha

SAVE Brasil

Site description
Essa área, situada a sudoeste da cidade de Cáceres, no extremo sudoeste do Mato Grosso, está inserida em uma região de relevos baixos associados à Planície Pantaneira. Praticamente 80% da área é tomada por vegetação de cerrado classificada como savana parque e savana arborizada. A pequena incidência de cursos d’água nessa região não favorece a formação de florestas ciliares, que aparecem apenas mais a leste, ao longo do rio Paraguai e ao redor das pequenas lagoas formadas pela dinâmica das enchentes (onde se estabelece a floresta estacional semidecidual aluvial). Há uma IBA no território boliviano adjacente, logo a oeste, chamada "Área Natural de Manejo Integrado San Matías", que ocupa cerca de 3 milhões de hectares e abrange variadas paisagens bem conservadas. No entanto, as duas IBAs não são contíguas por causa de uma faixa intermediária de cerca de 20 km de largura, onde são desenvolvidas atividades agropecuárias.

Key biodiversity
Há apenas um levantamento preliminar da avifauna da área, realizado recentemente No entorno, há um inventário conduzido em uma localidade a sudeste, na margem esquerda do rio Paraguai Sporophila maximiliani (bicudo), espécie listada como criticamente em perigo na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção e globalmente quase ameaçada, representa uma ocorrência importante, já que são extremamente raras as observações recentes dessa espécie no país. Tanto o bicudo quanto Amaurospiza moesta (negrinho-do-mato) são encontrados em formações de cerrado com taquarais. Nesse mesmo ambiente foi registrado Thamnophilus sticturus (choca-da-bolívia), que possui distribuição marginal no Brasil. Penelope ochrogaster (jacu-de-barriga-vermelha) é freqüente nas matas semidecíduas da margem esquerda do rio Paraguai e há grande probabilidade de ser encontrado também na margem oposta. Nas formações baixas de savanas aparecem grupos com 15–20 indivíduos de Rhea americana (ema) Bandos de Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande) também ocorrem na área e cerca de 80 indivíduos foram vistos em uma só localidade.


Recommended citation
BirdLife International (2022) Important Bird Areas factsheet: Caceres. Downloaded from http://www.birdlife.org on 07/08/2022.