BR197
Cânion do Guartelá


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 20,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Parte dessa área, que inclui um trecho do extenso e profundo cânion do Guartelá, é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, situado no segundo planalto paranaense, à margem direita do rio Tibagi. A área engloba uma considerável extensão de campos nativos, em meio aos quais há numerosos capões dispersos de mata com araucária, brejos e lagoas naturais. Matas de caráter mais tropical aparecem encravadas em vales e grotões do rio Iapó e seus tributários, enquanto áreas descontínuas de cerrado estão presentes tanto dentro quanto fora dos limites do parque.

Key biodiversity
Ocorrem na área espécies campestres ameaçadas como Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta), aparentemente um visitante regular de inverno, Xolmis dominicanus (noivinha- de-rabo-preto) e Anthus nattereri (caminheiro- grande). Em virtude da extensão dos campos da região, as duas últimas espécies podem ter populações localmente numerosas. Um inventário preliminar, ainda não divulgado, resultou no registro de 227 espécies de aves na área.


Recommended citation
BirdLife International (2019) Important Bird Areas factsheet: Cânion do Guartelá. Downloaded from http://www.birdlife.org on 14/10/2019.