BR138
Botumirim


Country/territory: Brazil

IBA Criteria met: A1, A2 (2008)
For more information about IBA criteria please click here

Area: 2,000 ha

Protection status:

SAVE Brasil

Site description
Botumirim localiza-se a 90 km de Montes Claros, ao norte do rio Jequitinhonha, no centro-norte de Minas Gerais. Junto à cidade ergue-se uma chapada pertencente à Cadeia do Espinhaço, cujo topo é conhecido como Campina do Bananal. A vegetação sobre o platô é de campo rupestre típico, onde são abundantes plantas das famílias Bromeliaceae, Cactaceae, Clusiaceae, Ericaceae, Eriocaulaceae, Melastomataceae, Orchidacea, Poaceae, Velloziaceae e Verbenaceae. A Campina do Bananal é relativamente próxima à Chapada do Catuni (MG06), mas não existe continuidade acima dos 1.000 m de altitude entre os vários maciços montanhosos que formam a Cadeia do Espinhaço nessa região. No sopé da chapada e em suas encostas, no vale do Jequitinhonha, existem matas semidecíduas fragmentadas. Um dos remanescentes mais representativos, com 200 ha, é a Mata do Lobo, que se encontra em uma altitude de 790 m e dista cerca de 8 km da Campina do Bananal. Árvores comuns na Mata do Lobo incluem Sclerolobium rugosum, Hortia arborea, Emmotum nitens, Anadenanthera sp., Cariniana estrellensis, Machaerium sp. e Vantanea sp.; o sub-bosque é composto principalmente por Miconia sp., Siparuna guianensis e algumas gramíneas.

Key biodiversity
A área é representativa de duas EBAs, combinando endemismos dos campos rupestres do Cerrado e das matas decíduas da Bahia. A ocorrência de uma população isolada de Asthenes luizae (lenheiro- da-serra-do-cipó), a primeira descoberta ao norte do rio Jequitinhonha, foi recentemente documentada na Campina do Bananal. Essa população difere morfologicamente daquela que habita a porção meridional da Cadeia do Espinhaço. Formicivora iheringi (formigueiro-do-nordeste) é relativamente abundante na Mata do Lobo e ocorre também em outras matas e capoeiras da região.


Recommended citation
BirdLife International (2020) Important Bird Areas factsheet: Botumirim. Downloaded from http://www.birdlife.org on 03/08/2020.