BR105
Boa Nova / Serra da Ouricana


Country/territory: Brazil

IBA criteria met: A1, A2, B1a (2022)
For more information about IBA criteria, please click here

Area: 25,104 ha

SAVE Brasil
IBA conservation status
Year of assessment (most recent) State (condition) Pressure (threat) Response (action)
2022 very unfavourable medium low
For more information about IBA monitoring, please click here


Site description (2005 baseline)
Boa Nova está situada no extremo nordeste do Planalto da Conquista, ao sul do rio de Contas, em uma região de relevo bastante irregular. A vegetação é extremamente variada. A leste/sudeste da cidade, resquícios do que outrora foi uma extensa floresta atlântica montana reco brem a vertente oriental (voltada para o mar) de um contraforte do planalto conhecido como Serra da Ouricana. Alguns poucos quilômetros a oeste, na retaguarda dessa vertente, a floresta úmida dá lugar à caatinga e matas mais secas, incluindo a mata-de-cipó, uma formação vegetal rica em lianas e bromélias terrícolas de grande porte, do gênero Aechmea.

Key biodiversity
A região de Boa Nova é famosa por sua avifauna peculiar, que congrega elementos de formações vegetais tão distintas quanto a caatinga e a floresta atlântica montana, e por abrigar as maiores – e, por muito tempo, únicas – populações conhecidas de Rhopornis ardesiacus (gravatazeiro), representante de um gênero monotípico e endêmico da mata-decipó. Das matas úmidas da região foram descritas duas espécies novas em meados da década passada: Synallaxis cinerea (joão-baiano) e Phylloscartes beckeri (borboletinha-baiana). Ambas são consideradas ameaçadas e permanecem conhecidas de menos de dez áreas na Bahia e Minas Gerais. Além disso, dezenas de outras espécies de aves endêmicas da Mata Atlântica e Caatinga são encontradas na região, tornando-a representativa de ambos os biomas e também da EBA072 (Matas Decíduas da Bahia).


Recommended citation
BirdLife International (2024) Important Bird Area factsheet: Boa Nova / Serra da Ouricana. Downloaded from https://datazone.birdlife.org/site/factsheet/boa-nova--serra-da-ouricana-iba-brazil on 01/03/2024.